Hiperconvergência: a porta de entrada para a nuvem híbrida

A adoção de sistemas hiperconvergentes (HCI) tornou-se uma das práticas tecnológicas de mais rápido crescimento nas empresas. Porque não o seria? Estes sistemas, que combinam computação, armazenamento e capacidade de comunicação, oferecem inúmeras vantagens aos responsáveis pela transformação digital das empresas: são simples de manter e gerir, permitem uma fácil escalada e integração com todos os tipos de sistemas de nuvem. Neste sentido, cada vez para mais empresas, a viagem para a nuvem híbrida passa precisamente pela hiperconvergência. Vejamos mais de perto algumas das suas vantagens.

Um desenho simplificado

Tradicionalmente, no centro de dados coexistem cabines de armazenamento, servidores dedicados e uma infra-estrutura mais ou menos complexa, aos quais se juntam tarefas de manutenção, recursos a serem provisionados, tempos de espera…

E isto tem sido válido até agora, mas na era da nuvem, na qual é necessário implementar aplicações de uma forma ágil, e na qual é necessário ter os recursos necessários para o fazer imediatamente, esta forma “herdada” de trabalhar tornou-se obsoleta.

Por outro lado, num ambiente HCI, a arquitectura DPC é simplificada ao máximo, reduzindo ao máximo o tempo necessário para realizar todo o tipo de operações e diminuindo o custo de gestão de grandes volumes de dados e de implantação de aplicações.

Concebido para a cloud

Para além da sua conceção otimizada, as soluções HCI destacam-se pela sua capacidade de integração com todos os tipos de soluções e ambientes de cloud.

En este sentido, merece la pena destacar que el software HCI se despliega y se ejecuta en el data center de la empresa y se puede integrar con cualquier instancia cloud.

Isto facilita o trabalho unificado das empresas que querem implementar uma estratégia de cloud híbrida.

Capacidade de escalar de forma inteligente

Se voltarmos ao nosso centro de dados anterior, veremos que todos os elementos de que falávamos (servidores, canais de fibra, cabines de armazenamento, hipervisores) têm de ser instalados e configurados separadamente, para que possam trabalhar em conjunto. Qualquer alteração ou extensão que queiramos fazer, acrescenta, portanto, mais complexidade ao processo.

Numa estrutura HCI, por outro lado, toda a estrutura é definida por software. O softwaredetecta e configura automaticamente a infra-estrutura, estabelecendo as diferentes ligações e gateways entre os serviços de computação, rede e armazenamento e, desta forma, quando se trata de escalar e adicionar nós para continuar a crescer, a complexidade desaparece.

Recuperação em caso de catástrofe, IA e muito mais

Em sucessivas gerações de sistemas hiper-convertidos e graças a um software cada vez mais “inteligente”, foi acrescentada por defeito uma maior flexibilidade e todo o tipo de novas capacidades, o que fez pender o equilíbrio para estes sistemas.

Os elementos chave das soluções hiperconvertidas são a capacidade de integração com soluções de protecção, bem como, geralmente, uma “camada analítica” que monitoriza todo o processo.

Muitos destes sistemas incluem também capacidades analíticas baseadas em IA, que utilizam para “observar” cargas de trabalho, procurar estrangulamentos, descobrir limitações nos recursos disponíveis ou mesmo erros de auto-cura de uma forma automatizada e transparente para o pessoal técnico.

Os sistemas HCI também têm um menor impacto ambiental, uma vez que a sua abordagem integrada significa que consomem menos energia e só crescem no consumo de recursos à medida que o negócio precisa deles.

Em boas mãos: O seu projecto com a IPM, Ricoh Company e Dell Technologies

Para iniciar um projeto de hiperconvergência, recomendamos-lhe que tenha o melhor equipamento e o conselho de um parceiro de confiança.

Neste sentido, na IPM, uma empresa Ricoh, normalmente recomendamos uma solução como a VxRail da Dell Technologies. Porquê? Entre outras coisas, porque é a única solução de infra-estruturahiperconvertida no mercado que foi concebida em conjunto com a VMware.

Assim, os clientes que têm entre os seus objectivos o desenvolvimento da sua própria nuvem híbrida ou privada, encontram em VxRail o único sistema hiperconvertido totalmente integrado com VMwareCloud Foundation, que garante a gestão de todo o ciclo de vida da solução, de ponta a ponta. Isto assegura-lhes o caminho mais simples e directo na sua viagem para a nuvem, com uma plataforma completa e automatizada.

Partner Titaniumof Dell Technologies, IPM, uma empresa Ricoh é o parceiro estratégico da multinacional que tem mais serviços de certificação a nível mundial (mais de 50) e é o único parceiro da Dell Technologies na Península Ibérica que pertence ao conselho consultivo de parceiros. O seu projeto connosco está em boas mãos.

Se quiser saber mais sobre como a sua empresa pode beneficiar da hiperconvergência e como são as melhores soluções no mercado, pode descarregar gratuitamente o nosso livro electrónico “A TI do século XXI é híbrida: o seu centro de dados é o seu? Vamos falar?